Apresentação

Textos de autoria de Antônio José Barbosa, Celso Silva Fonseca, Corcino Medeiros dos Santos e Marcos Magalhães, mais de 1.300 imagens em alta definição, 25 animações digitais com elaborado design gráfico e trilha sonora apresentam leitura em formato digital da História do Senado na História do Brasil, de suas origens aos dias atuais. Lançado em 2008 na forma de um kit de três CD-ROMS em bonita embalagem, acompanhado de libreto com cronologia ilustrada da História do Poder Legislativo, História do Senado Brasileiro é fruto de parceria do Centro de Memória Digital (CMD) com o Senado Federal.

Esta publicação eletrônica multimídia apresenta formato e conteúdos inéditos no mercado editorial brasileiro. As animações digitais, embaladas em trilhas sonoras condizentes com seu conteúdo, intercalam-se com o texto e as imagens, introduzindo recurso lúdico que reforça a interatividade e enriquece a compreensão dos temas tratados. Ferramentas de navegação nas imagens em alta resolução propiciam a exploração de detalhes imperceptíveis a olho nu.

A Publicação

A História do Senado Brasileiro inova também no conteúdo, pois houve cuidado especial em situar o papel do Senado na História do Brasil. O Parlamento bicameral constitui um dos fundamentos da história política do Brasil independente. O Senado sempre esteve presente nos momentos cruciais da evolução política brasileira, descontados o breve interregno do Estado Novo e o período constitucional que o antecedeu (1934-37). Destacar essa presença e compreender a sua singularidade constituem os objetivos principais da obra.

A pesquisa, documentação fotográfica e digitalização de imagens implicaram na articulação de logística e de densa investigação em acervos de várias instituições públicas que acederam em colaborar com a empreitada. Os amplos limites cronológicos da publicação e a abrangência do escopo da investigação – trata-se da história política do Brasil dos últimos 180 anos – impunham a formação de banco de imagens robusto e diversificado. A reprodução digital optou pela digitalização e documentação fotográfica, compreendendo a conversão para meio digital de imagens em variados suportes: fotografias, negativos, cromos, obras raras, documentos impressos e manuscritos. O trabalho resultou na formação de um banco de mais de 12.000 imagens em excelente resolução. Isto contribuiu de forma decisiva para a qualidade gráfica da publicação, enriquecida por sofisticado design gráfico.

Os acervos do Congresso Nacional, sobretudo do Arquivo do Senado e da Biblioteca Luís Viana Filho, foram extensamente utilizados. Fica registrado o agradecimento às instituições que cederam os direitos de copyright para reprodução das imagens: Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados (CEDI); Arquivo Nacional, Radiobras, Arquivo Público do Distrito Federal, Biblioteca Nacional e Biblioteca Central da UnB.

Acesse aqui a publicação

Todos os direitos reservados - Universidade de Brasília - Ministério da Cultura