Apresentação

Salão de Humor da Constituinte consiste em versão virtual do livro homônimo lançado em dezembro de 2008. O livro baseou-se em exposição, que permaneceu no Congresso Nacional de 5 a 19 de novembro de 2008. As iniciativas, produto de parceria entre o Programa Senado Cultural e o Centro de Memória Digital da UnB, fizeram parte das comemorações dos 20 anos da promulgação da Constituição de 1988 conduzidas pelo Senado Federal. O intuito era homenagear os artistas e sua notável contribuição para o processo de redemocratização do país.

O então Presidente do Senado Federal, Senador Garibaldi Alves Filho, e o Senador Inácio Arruda abriram a exposição. Na abertura, estiveram presentes os artistas Kacio, Gaetano Ré, Oscar, Gougon e Lopes. Naquela ocasião, Kacio presenteou o Presidente do Senado com três caricaturas, que figuram na Apresentação do Salão de Humor da Constituinte.

A Publicação

A pesquisa para elaboração do Salão de Humor da Constituinte baseou-se em acervo de quase 5.000 charges publicadas nos principais jornais e revistas que documentaram a Constituinte de 1987/88. O material pesquisado e digitalizado faz parte do acervo de microfilmes e de jornais e revistas originais preservado na Biblioteca do Senado Federal. A construção do banco de imagens e escassas publicações forneceram a base principal para a edição das imagens.

Posteriormente, entramos em contato com os chargistas ou seus herdeiros. Certas imagens não estavam com qualidade gráfica adequada, não obstante o tratamento realizado por designers gráficos. Alguns artistas preferiram enviar os originais digitalizados ou acrescentar e substituir trabalhos, sugestões prontamente acolhidas pelo organizador da publicação. Após a publicação do Salão de Humor da Constituinte, conseguimos localizar os impressos originais de algumas imagens que tínhamos apenas em microfilme. Trocamos as imagens, de forma que a publicação eletrônica apresenta maior qualidade gráfica do que o livro.


Seguramente, a publicação não compreende a totalidade dos cartunistas que atuaram no período da Constituinte. Não cobrimos todas as publicações do período e não localizamos alguns artistas, o que nos impossibilitou, em razão dos direitos de copyright, de publicar suas contribuições. Não temos dúvida, porém, de que reunimos um instantâneo bastante representativo, particularmente pela sua qualidade, da charge política da Constituinte. Aqui estão presentes os principais cartunistas e as suas obras mais expressivas sobre o tema.

Lançamento

O lançamento do Salão de Humor da Constituinte ocorreu em bela homenagem ao Senador Artur da Távola, que morreu aos 72 anos no Rio de Janeiro, em maio de 2008. A abertura do evento, que teve lugar no Teatro Nacional em nove de dezembro de 2008, contou com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

A concorrida noite de autógrafos sucedeu no foyer da Sala Villa-Lobos. Mais de 500 pessoas estiveram presentes e vários artistas agraciaram o público com os seus divertidos autógrafos: Claudius, Ique, Spacca, Novaes, Ivan de Souza, Gaetano Ré, Gougon, Oscar e Lopes.


Acesse aqui a publicação

Todos os direitos reservados - Universidade de Brasília - Ministério da Cultura